I – Oferecer escolaridades de qualidade de 1º a 9º ano revendo as dificuldades anteriores visando dois pontos essenciais: evasão escolar e reprovação.
II – Elaborar um sistema de trabalho visando a melhoria do processo educativo no ensino-aprendizagem. Mostrando as finalidades e desenvolvendo a formação necessária indispensável para o exercício da cidadania e fornecer meios para progredir no mercado de trabalho, visando não apenas o lado externo, mas o lado interno humano, afetivo e sócio-cultural cognitivos. Exemplo: Nos temos muitos casos em que os alunos sabem lhe dar com problemas externo do cotidiano, porem quando se trata de lidar com suas próprias emoções se desmancham e não conseguem resolver seus próprios problemas que acontecem sempre.
III – Desenvolver um trabalho de qualidade levando em conta a realidade do aluno e em virtude de suas constantes transformações, buscar meios para ajudá-lo no seu desenvolvimento e crescimento intelectual, e na formação de cidadãos críticos.
IV – Promover um trabalho dinâmico visando a melhoria do ensino-aprendizagem da indisciplina e desrespeito ao próximo, buscando nos adequar dentro da realidade do nosso alunado e desta forma diminuir a evasão escolar.
V – O trabalho lúdico esta sempre despertando o aluno, ao incentivo e a motivação e tem que esta inserida nesse contexto, a assimilação será espontânea e concreta.
VI – Desempenhar um trabalho no qual participem ativamente e possam ter a autonomia e principalmente respeitar as opiniões dos outros com a finalidade de se chegar ao pretendido.
VII – Despertar a consciência do aluno sobre o seu papel na comunidade escolar e social é o caso de um trabalho especifico dentro do grande desafio da educação que é ensinar a pensar, afinal precisamos de cidadãos críticos capazes de interagir com o mundo.
VIII – Trazer a família para o ambiente escolar constituí uma total necessidade já que através da mesma obteremos de maneira prazerosa um melhor relacionamento com o aluno e a comunidade.
IX – Realizar um trabalho ambiente harmônico entre toda a comunidade escolar e adjacente, criando possibilidades para atividades diversificadas e atrativas.
X – Trabalhar as habilidades cognitivas, afetivas e sócio-cultural dos alunos.
Dentro das habilidades cognitivas trabalharem o conhecimento de forma eficiente e significativo;
Das atividades afetivas – trabalho no pensar, no sentir e no agir, descobrindo a amor pelo que se faz;
Do sócio-cultural – A vida em sociedade – os aspectos da dimensão social – a escola dentro da convivência plural.
A Escola de Ensino Fundamental Dona Odorina Castelo Branco Sampaio tem por finalidade oferecer e manter um ensino de qualidade buscando formar cidadãos conscientes do seu papel na sociedade fornecendo um ambiente agradável e favorável ao ensino e aprendizagem dos nossos alunos.
Segundo a LDB Art. 3º.
O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I – Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II – Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
III – Pluralismo de idéias e concepções pedagógicas;
IV – Respeito a liberdade e apreço a tolerância;
V – Coexistência de instituições púbicas e privadas de ensino;
VI – Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
VII – Valorização do profissional da educação escolar;
VIII – Gestão democrática do ensino público, na forma desta lei e da legislação dos sistemas de ensino;
IX – Garantia de padrão de qualidade;
X – Valorização da experiência extra-escolar;
XI – Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as praticas escolares.
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